Antes que eles nos jantem, temos de almoçá-los

03.07.2017

Existe uma hora da sua vida profissional que você tem que decidir ir para o front de batalha. Não tem mais como ficar na defensiva, em uma tentativa inglória de preservar o território já conquistado. Perder posições de defesa, dia após dia, a previsão é fatídica. E para ir para a ação você precisa mudar a maneira como vê as coisas. Em vez de se concentrar nos pontos negativos das coisas positivas, procure focar nos pontos positivos do que parece ser negativo. É um hábito interessante, pois, ao final, você estará treinado para observar o mundo pelas coisas positivas. E, quando você decide entrar em ação, ir para a linha de frente, você entende a frase de Glênio Lemos: “antes que eles nos jantem, temos de almoçá-los”.

A maneira de olhar o mundo, as coisas e as situações é fruto de um treinamento de longo prazo. Treinamento este iniciado desde os seus primeiros dias, quando seus pais lhe diziam: “não brinca com isso, vai te machucar”; “para de correr pela casa, vai acabar tropeçando”; “não mete a mão na terra, guri! Vai acabar doente”; ou, ainda, “põe um calçado, porque vai se resfriar”; e por aí vai, por toda a sua vida. Tudo levava a cautela, tudo era feito com extremo cuidado e para fugir de qualquer risco.

Conhecimento vicia

Então, quando adulto, em um contexto profissional, você já está condicionado a dizer: “isso não vai dar certo”, “e se isso não funcionar”; “não podemos arriscar perder o que já conseguimos”; “isso já se tentou e não deu certo”; e disso para pior. Olhar para o lado positivo das coisas negativas vai permitir que você arrisque mais e, se tudo der errado, você irá buscar os aspectos positivos – e, com isso, aprenderá. Aprendendo, você ficará mais confiante em empreender em caminhos mais ousados. E deste vício você não mais se libertará. O conhecimento vicia e deixa os homens mais corajosos.

Desafios essenciais

Em pouco tempo você estará liderando times em situações e caminhos nunca antes trilhados. Você acreditará antes de ver, contrariando o ditado de eu preciso ver para crer. Cynthia Kersey já dizia: “acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”. Se você começar o dia com este espírito, logo todos desejarão trabalhar ao seu lado. Irradiará uma mensagem de realizações e hoje o que mais as pessoas aspiram é um ambiente desafiador, que lhes teste em todas as ocasiões, que lhes dê reconhecimento, e, no final, que os remunere de acordo com os desafios assumidos e as entregas feitas. Nesta ordem e não colocando a remuneração em primeiro lugar. Já vi gente muito bem remunerada largando o emprego, pois o ambiente de trabalho era ruim e sem surpresas, desafios. “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”, dizia Sócrates, já naquela época, para os que queriam ouví-lo.

Faça a diferença

Ressignificar as coisas do seu passado, as experiências tidas, é um grande passo de cura. Saiba que tudo o que você rotulou na vida como fracasso gera uma culpa que você carrega e que o lembra, diariamente, a não ousar mais. Apesar de a experiência ter passado, a dor permanece. Mas, se você ressignificar esses fracassos para resultados não-satisfatórios, você aprende a ter responsabilidade. E isso o coloca novamente no controle da situação, pronto para entrar em ação, e, a partir daí, para aceitar e superar o desafio. Faça da sua vida este laboratório de ressignificação e novos resultados começarão a surgir oriundo de novas e destemidas ações e comportamentos. Sinta no ar o aroma da refeição servida. É o almoço. Pegue tudo e coma, sem medo. Gostando ou não, é melhor não deixar nada no prato, pois do contrário, alguém irá jantá-lo. As oportunidades estão lá fora. Vá para o mercado pronto para atacar, ganhando espaços e avançando posições. “Impossível é só uma palavra que usam com o objetivo de deter os homens que têm a ousadia de sonhar”, ensina Davi Khouri. Está na sua hora de mudar o jogo.

Gustavo Campos

Gustavo Campos é coach comercial, sócio e analista de inteligência da FOCAL Pesquisas.
www.focal.com.br
focal@focal.com.br

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.