Logo Exclusivo
Compartilhe:
ARTIGO
15/06/2017 - Sérgio Bocayuva
Menu

Usaflex: governança corporativa, por Sérgio Bocayuva

Diante do desafio de apresentar resultados sólidos seguindo regras de compliance, nos deparamos com diversas questões inerentes ao mundo corporativo. Para tanto, o sistema de governança corporativa é fator essencial para definir princípios que visam compor os diversos interesses afetados pelas leis, regras e regulamentos internos que regem o governo das companhias, incluindo apenas os interesses dos acionistas da sociedade ou abrangendo outros interesses, como também dos membros da comunidade, empregados e consumidores.

Com toda minha experiência no mundo do varejo, me tornei um especialista em implantar a governança corporativa em todas as empresas que passei. Sendo assim, posso afirmar que uma empresa que sustenta e aplica as práticas da governança permite que toda sua rede tenha acesso as decisões da companhia. Para possibilitar uma evolução qualitativa da empresa, e não apenas quantitativa, acreditamos no desenvolvimento de talentos para que nossos colaboradores assumam futuros cargos efetivos, lastreados no conhecimento de varejo e atrelado a missão de oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade.

Implantação do sistema gera resultados positivos

Para a melhor implantação dessas práticas é necessário entender que esse tema implica nas empresas e demais organizações e a forma como são dirigidas, monitoradas e incentivadas, entre partes relacionadas e alinhadas aos diversos interesses, com foco na preservação e otimização do valor econômico de longo prazo da organização, gerando-se, assim, a qualidade da gestão orientada para busca da perpetuidade das empresas e geração de valor adicionado e percebido pela sociedade.

Neste sentido, a Usaflex, através do seu fundador Sr. Juersi Lauck, no desejo de buscar sócios investidores capacitados para realização do projeto de crescimento acelerado e sustentado da companhia, iniciou há quatro anos um programa de governança focado na criação de comitês de gestão, além da criação do Conselho de Administração. Em seguida, contratou a realização dos serviços de auditoria independente, com objetivo de revisar normas e procedimentos básicos para gestão, buscando facilitar os trabalhos da due-dilligence, na ocasião da entrada dos novos investidores.

A partir de dezembro de 2016, com a venda do controle acionário para WSC, holding composta pelo Axxon Group (Private Equity) e por mim foram ampliados os princípios básicos da governança corporativa da organização com o aumento do escopo do comitê de riscos e compliance, além da criação do comitê de liquidez; juntamente a uma nova composição do conselho de administração, com participantes externos a operação e grande experiência de varejo e gestão multidisciplinar.

Usaflex toma decisões importantes e tem boas perspectivas para o futuro

Neste sentido, já contratamos serviços de uma auditoria full com uma das empresas BIG5 do setor, além do desenvolvimento de novos KPI´S e uma visão estratégica mais estruturada da operação com visões de médio e longo prazo. Novas ações de marketing apresentando um novo posicionamento da marca e ajustes da produção foram imediatamente implantados, acelerando o ciclo de lançamentos de produtos de 12 para 18 coleções com cápsulas anuais, fomentando o número de visitas da força de vendas aos clientes. Para área de franquias foram revisados os modelos de contrato para o mercado nacional e licenciamento para a expansão internacional, além dos sistemas de controle da franqueadora e lojas.

Dessa forma, a empresa vai ampliar a responsabilidade corporativa do seu corpo diretivo e colaboradores, incentivando a maximização dos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazo, com busca incessante pela transparência, equidade e accountability, atuando de modo claro e conciso com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis. Desta forma, acreditamos que estaremos devidamente estruturados para capturarmos o crescimento de R$ 300 MM anual para R$ 750 MM até 2022.

Sérgio Bocayuva
Sérgio Bocayuva
Experiência profissional de 32 anos, atuando como CEO, Diretor e Gestor na elaboração e implantação de projetos multifuncionais viabilizando o crescimento sustentado de empresas em diferentes segmentos de mercado. Perfil de gestão ao estilo hands-on com forte habilidade na condução de operações junto ao mercado e, internamente na formação de equipes, focando a excelência e geração de valor das empresas.