Expo Riva Schuh rende cinco vezes mais negócios

14.06.2017 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo

Feira que abre o circuito calçadista internacional do semestre, a Expo Riva Schuh, na paradisíaca Riva del Garda, ocorreu entre 10 e 13 de junho. O evento contou com a participação de 42 marcas brasileiras (uma a mais do que na edição do mesmo período do ano passado), 11,2 mil visitantes e venda in loco de 533,1 mil pares de calçados Made in Brazil, o equivalente a US$ 7.478,900,00 faturados. “Tivemos bons resultados. Os fabricantes estão muito satisfeitos”, comenta a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel.

5x mais vendas na Itália

No comparativo com a edição passada, o desempenho dos brasileiros nesta Expo Riva foi bastante superior. In loco, em 2016, foram vendidos 100 mil pares, enquanto neste ano este número foi cinco vezes maior. Ruísa acrescenta a expectativa positiva em relação às repercussões da feira. “Os fabricantes levaram coleções assertivas e fizeram contatos de qualidade, com visitas dos grandes players do mercado”, acrescenta a analista da Abicalçados.

A expectativa de negócios alinhavados no evento para os próximos seis meses é comercializar 1,7 milhão de pares, gerando US$ 24,47 milhões. Na Itália, foram feitos 798 contatos, sendo 310 novos. “Os países que mais procuraram pelos brasileiros foram Israel, Rússia, Grécia e Polônia”, acrescenta.

Follow up

Presença frequente na mostra, o diretor da fabricante de calçados e acessórios femininos Cristófoli (Novo Hamburgo/RS), Danilo Cristófoli, diz que a maioria dos eventos internacionais serve para fazer contatos. “Aqui, eles pedem amostras. Depois, temos de fazer estas amostras se transformarem em pedidos. Ou seja: precisamos fazer um bom follow up”, pontua.

Clientes de todos os lugares

Desde janeiro deste ano participando do evento, a Kildare (Novo Hamburgo/RS) recebeu visitantes de todas as partes do mundo e saiu satisfeita da Expo Riva. "A feira italiana é a primeira no calendário de cada coleção, daí a importância de fazer parte das opções dos importadores quando seu budget ainda não está comprometido. Além disso, é um evento com uma visitação formada de grandes varejistas e muitos distribuidores", pontua Fernando Alano, diretor comercial da marca que exporta 15% de sua produção.

Coleção superaceita

A Verofatto (Parobé/RS) participa da Expo Riva desde o início de sua história, em 2015. "A participação na Expo Riva foi extremamente importante para lançar a marca no mercado internacional. Desde lá, por decorrência, a brand vem conquistando clientes que buscam por produtos com apelo de moda, produzidos em couro com elevado padrão de qualidade", avalia responsável pela imagem institucional da marca, Luiz Roberto Bianchi. Segundo ele, a coleção foi muito bem aceita e, por isso, os resultados foram superados. "A Verofatto apresentou produtos corretos e com uma cartela de cores impecável. Como resultado, houve excelente aceitação", finaliza.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.