Projeto Sola: pleno controle da cadeia produtiva

01.06.2017 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação Projeto foi exibido durante a Fimec, controlando a produção da Fábrica Conceito
Projeto foi exibido durante a Fimec, controlando a produção da Fábrica Conceito
Altos estoques de produto acabado, baixo giro de estoque, demora na entrega, pressão por preços, extravio de mercadorias e re-entregas, divergências entre o físico e o virtual originados em processos e controles manuais sem validações firmes no recebimento e despacho de mercadorias, retrabalho com diferentes etiquetas entre a indústria, transportador e varejo, entre outros. Estes são alguns pontos do cenário desafiador que o setor calçadista (moda) se encontra, frente a pedidos cada vez menores, com maior frequência e variação de produtos.

Diante deste desafio, a Abicalçados atua como facilitadora para reunir empresas e associações dispostas a trabalhar em prol do setor no detalhamento da metodologia para automatizar processos e atingir pleno controle e rastreabilidade da cadeia produtiva. Alguns objetivos são evitar retrabalho, garantir a circulação de informações e mercadorias de maneira fluida, com base na integração das informações trocadas eletronicamente por processos automatizados de leitura de códigos de barras ou RFID para os itens comerciais e volumes.

SAIBA MAIS

O projeto denominado Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (Sola), através do seu Comitê Gestor, trabalha ativamente para difundir os padrões que permitem autonomia, aceleração das transações comerciais, redução de custos ao evitar retrabalho, inventário em tempo real, velocidade na movimentação de mercadorias, possibilidade de crossdocking e reposição automática (Vendor Managed Inventory - VMI).

O método é fundamentado em três pilares:

Identificação (GS1 Brasil) - Utilizar uma linguagem única e inequívoca de codificação para identificar a localização (do comprador ou vendedor), os produtos (itens comerciais) e volumes (caixas, pallets, container etc);

Processos - Amarrar os processos de separação, conferência, armazenamento e movimentação de mercadorias com as informações eletrônicas, ou seja, no sistema de computador da empresa, no momento que acontecem;

Troca Eletrônica de Dados (EDI) - Embasar as transações comerciais em um padrão global de comunicação eletrônica. Todos os documentos, desde o catálogo de produtos até a nota fiscal de entrega, estão normatizados e são entendíveis pelos sistemas de computação das empresas envolvidas. Zero digitação: o EDI é o elemento chave que sustenta a ponte entre o mundo físico e o virtual.

Empresas interessadas em entender mais sobre o projeto e como participar do Comitê Gestor podem entrar em contato pelo e-mail contato@sola.com.br ou acessar sola.org.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.