Pequenas, mas com negócios grandes

24.05.2017 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo, de Gramado/RS

Foto: Dinarci Borges/FlashTOP Estreantes no SICC, marcas concretizaram vendas no mercado externo
Estreantes no SICC, marcas concretizaram vendas no mercado externo
Não se pode julgar o volume de negócios pelo porte de uma empresa. No 26º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que termina nesta quarta-feira, 24 de maio, em Gramado/RS, pequenos e médios fabricantes de calçados concretizaram vendas expressivas, com a perspectiva de comercializar até 15 dias de produção.

A Studio Calzature (Novo Hamburgo/RS), que produz mocassim e sandálias, comemora a abertura de dois novos mercados internacionais a partir da feira gaúcha. Entre os negócios alinhavados pela marca, lançada há seis meses, e que fez sua estreia no SICC, estão vendas para clientes da Argentina e do Chile. "Estreamos com o pé direito. Conseguimos apresentar a nossa coleção para o mercado interno e ao mesmo tempo encaminhados vendas para clientes do exterior", destaca Adriano Alves, diretor da brand, que produz 350 pares por dia.

Com 19 anos de mercado, a New Chic (Juazeiro do Norte/CE), fabricante de calçados injetados, teve resultados expressivos em sua primeira participação no SICC. A marca cearense, que produz sandálias e sapatilhas, tem a perspectiva de incrementar os seus negócios com o mercado externo a partir da feira. "Durante o SICC encaminhamos vendas com importadores do Paraguai, o que deverá contribuir com a nossa estratégia de aumentar em 10% a participação da exportação na nossa produção diária de 30 mil pares", afirma o gerente comercial da New Chic, Lucas Feitoza.

"Pequenos pesos pesados"

A participação cada vez maior de pequenos e médios negócios como expositores do SICC é celebrado pela organização da feira. "A mostra consolidada contribui para dar visibilidade e especialmente, gerar negócios importantes, que manterão, em alguns casos, até quase 15 dias de produção. Teve pequenas marcas, que em apenas um dia de feira comercializaram três mil pares de calçados", afirma Juliano Mapelli, executivo comercial do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas, uma das entidades que contribuem com a promoção do SICC ao lado da Merkator Feiras e Eventos.

Principal vitrine do ano

A marca de calçados infantis Dok (Birigui/SP), que estreou como expositora do SICC no ano passado, vê a feira gaúcha como a principal oportunidade para o lançamento de sua coleção para a temporada quente. "O SICC é a única feira de nível internacional da qual participamos e é nela em que damos o start do ano", salienta o gestor comercial da Dok, Odeir Ramos Filho. Para esta edição da mostra, a brand tem a expectativa de manter o mesmo volume de negócios do ano passado.

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