Você vai ficar obsoleto

12.05.2017

Antigamente, pensava-se que existia um tempo que você estudava e depois um tempo em que você trabalhava. Ao final de tudo, se aposentava. Hoje em dia, você é pressionado por atualização diária. É algo parecido com aquelas atualizações do sistema de antivírus de seu computador. Nas empresas é a mesma coisa. Se você não baixar a sua atualização, você ficará obsoleto, atrasado. Com o tempo, alguns dirão que você está acomodado. Até que você é demitido ou perde todos os seus clientes. Neste momento, você está completamente obsoleto. Lembro que nossos empregos ou empresas existem para resolver um problema, ou, em outras palavras, atender plenamente a uma necessidade de um cliente.

No livro Incansáveis, há um parágrafo que mostra uma intensa aceleração da aceitação da inovação no mundo: “Depois de ser inventada, a eletricidade demorou 46 anos para ser adotada por pelo menos 25% da população norte-americana. Foram necessários, porém, 35 anos para adotar o telefone, 31 para o rádio, 26 para a televisão, 16 para o computador, 13 para o celular e apenas 7 para a Internet”. Estamos acelerando e construindo um novo mundo, mais rápido do que muitos podem acompanhar. Mais adiante, no mesmo livro, há a seguinte passagem: “Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica e irritou os acendedores de lampiões. Karl Benz inventou o carro e irritou os carroceiros. A televisão irritou radialistas. E o computador irritou datilógrafos. Já hoje, WhatsApp irrita telefônicas, Tesla irrita petroleiros e Netflix irrita emissoras de TV. Enfim, o progresso é a esperança dos povos e o desespero dos acomodados”.

Porém, tudo tem solução, começando pela consciência de que é preciso acompanhar esta aceleração da inovação e acreditar que talvez você tenha ficado obsoleto. Pesquisar em mercados concorrentes diretos, aqui e em todo o mundo. Ampliar a pesquisa para mercados não concorrentes, mas com relação alta com o nosso e, por fim, buscar informações em mercados totalmente desconexos do seu. É algo que toda a direção e alta cúpula deve estar envolvida. Requer energia, investimento e tempo. Muitas vezes, você terá de viajar, examinar modelos de negócios, estudar, entrevistar pessoas, buscar ajuda e, principalmente, ter humildade para saber que não sabe, aceitando isso. Depois desta fase de pesquisa, cabem as técnicas de análise (separar os fatos em grupos) e síntese lógica (priorizar as ideias e resumi-las, dando uma nova ordem as ideias, extraindo o essencial). Um grande workshop com todos os envolvidos poderia ser um formato para esta fase, onde existisse um moderador que fosse o guardião da questão-problema da obsolescência e aplicasse as técnicas adequadas para extrair a solução, ou potenciais caminhos para serem testados. Com os planos em modelo “beta”, cabe a nós começar a testar, sabendo que uma segunda reunião será feita para avaliarmos estes protótipos. Até lá, muita gestão de projeto e flexibilidade para ir inovando e encontrando a solução, parte por parte.

Desta forma, vamos escrever o nosso novo pacote de atualização, carregar em nosso sistema e ficar pronto para enfrentar os próximos desafios. Pressione o seu botão e baixe a nova versão do seu programa. Fique pronto, pois o mundo manda sinais, mas não vai lhe dar a mão para subir no trem da mudança.

Gustavo Campos

Gustavo Campos é coach comercial, sócio e analista de inteligência da FOCAL Pesquisas.
www.focal.com.br
focal@focal.com.br

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