Marca paraibana aposta em calçados veganos

20.04.2017 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação Produtos da Pé de Pano são 100% handmade
Produtos da Pé de Pano são 100% handmade
De olho no slow fashion e no consumo consciente, as amigas Nathalia Quintella e Cristiane Benício criaram em agosto de 2016 a marca de calçados e acessórios sustentáveis Pé de Pano (Campina Grande/PB). Intitulada Velvet (veludo, na tradução em português), a primeira coleção da brand paraibana traz tênis, botas e sandálias produzidos com matérias-primas 100% veganas, que não utilizam nenhum componente de origem animal em sua composição. Toda a produção é própria e handmade (feito à mão).

Nathalia explica a opção por produzir calçados com matéria-prima vegana. "Verificamos que era um nicho de mercado bastante interessante, especialmente, por ter um público que carecia de produtos com design alternativo e que representasse mais do que um estilo de vida, e sim uma questão política", afirma.

Materiais

Os calçados da coleção Velvet utilizam retalhos de tecidos de ponta de estoque, EVA, veludo sintético (diferente do veludo tradicional, não utiliza fibra proteica do bicho-da-seda), courino (material com base em tecido 100% algodão, utiliza em sua formulação 70% PVC, 25% poliéster e 5% poliuretano) e solados de borracha sem tutano.

Produção

Nenhuma etapa da produção dos calçados da Pé de Pano é terceirizada. Todo o processo produtivo é feito de forma artesanal na garagem da casa de Nathalia. Os solados, por exemplo, são cortados manualmente.

O portfólio de produtos da Pé da Pano também inclui pulseiras (produzidas em acrílico e revestidas manualmente com cetim) e ecobags.

Foto: Divulgação A Pé de Pano é capitaneada pelas amigas Nathalia Quintella e Cristiane Benício
A Pé de Pano é capitaneada pelas amigas Nathalia Quintella e Cristiane Benício
Vendas

Todos os produtos da Pé de Pano são comercializados a partir das redes sociais da marca: pelo Instagram e Facebook. Quem se interessar pelos calçados da marca, pode optar por diferentes tipos de estampas e várias cores de solados.

Estampas exclusivas

Um próximo passo para Pé de Pano, marca que completa 1 ano de existência em agosto, é o início do processo de desenvolvimento de estampas exclusivas para utilizar na sua produção de calçados. O projeto da marca paraibana está atrelado ao Programa Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia (iniciativa do Sebrae que permite às empresas o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.