Estúdio Fimec: informação de moda e comportamento

16.03.2017 - Redação Jornal Exclusivo

Fonte de informação de moda e comportamento do consumidor. Este é o Estúdio Fimec, que, na 41ª edição da Fimec, explora o tema Essenciais. A iniciativa, desenvolvida pelo Studio10 e pela Coelho Assessoria Empresarial, detalha as tendências para o verão 2018, com a apresentação das criações de 30 fabricantes de matérias-primas.

Diretor do Studio10, Christian Thomas explica que a escolha do tema Essenciais se dá pelo crescimento e pela relevância que o grupo comportamental vem tendo nos últimos anos. “A única coisa que as pessoas desse grupo de comportamento querem ter, efetivamente, é o maior número de experiências possíveis, em detrimento de bens de consumo e/ou materiais. Viver mais e consumir menos. Buscar formas alternativas de produzir e consumir”, destaca Thomas, acrescentando que os essencialistas buscam produtos voltados à sustentabilidade e à preservação da natureza. “Em função do consumo disciplinado, buscam o uso prolongado dos produtos. Para tanto, eles serão reinventados em suas próprias formas, cores e texturas. Trabalhos manuais serão usados tanto para confecções, quanto para calçados, bolsas e acessórios. Recuperar peças, reinventando-as com o reaproveitamento de materiais, é o mote do essencialista”, afirma.

Customização

Há um espaço onde calçados e solados estão disponíveis para serem customizados de acordo com as tendências apresentadas. Assim, será possível que cada visitante coloque sua criatividade em prática e crie uma peça única e exclusiva, inspirada na temática dos Essenciais.

Inspiração para as próximas coleções

Daniela Gums, diretora de criação da Amoreco (Novo Hamburgo/RS), destaca que as próximas coleções da marca de calçados infantis já estão sendo trabalhadas com o grupo comportamental Essenciais. “Há uma busca das pessoas por se distanciar da tecnologia e focar mais na presença física, no contato com a natureza e em apreciar mais momentos do que coisas. Entendo que isso pode ser uma tendência de consumo e precisamos pensar nossas criações de moda a partir deste viés. Por isso, já estou trabalhando as próximas coleções da Amoreco com esta inspiração”, destaca. Daniela conta que a visita ao Estúdio Fimec será de grande importância para a pesquisa e busca de referências.

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