Bibi conquista Selo Ouro do Origem Sustentável

01.03.2017 - Redação Jornal Exclusivo

A Bibi (Parobé/RS) conquistou o Selo Ouro do Programa Origem Sustentável – iniciativa que certifica as indústrias que incorporam a sustentabilidade em seus processos, seguindo a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. A empresa gaúcha é a primeira calçadista a receber a certificação nesta escala, que atesta o compromisso com as boas práticas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares econômico, ambiental e social. A entrega do reconhecimento ocorreu no dia 16 de janeiro, durante o Inspiramais, em São Paulo/SP. O diretor-administrativo da Bibi, Rosnei Alfredo da Silva, recebeu o certificado das mãos do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Milton Killing.

A preocupação com a sustentabilidade faz parte do DNA da Bibi. A marca se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, além da não utilização de substâncias tóxicas e relação com funcionários e comunidade.

Responsabilidade social

Vários movimentos da Bibi expressam a responsabilidade social da empresa no cenário nacional. Um deles é a Fábrica de Talentos, programa que, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 20 anos. O programa é realizado nas fábricas em Parobé/RS e em Cruz das Almas/BA. Anualmente, 56 jovens, em média, são capacitados para os desafios da vida, trazendo uma visão de empresa, de planejamento familiar e financeiro e de ética, assim como o ofício de desenvolvimento e produção de calçados. Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time oficial da calçadista.

Sustentabilidade

Para preservar a relação com seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, a Bibi tem seu próprio Código de Conduta, visando sempre a ética, a transparência, a agilidade e o bom convívio. O material mostra os valores, as responsabilidades, a missão e todos os propósitos da marca junto aos públicos interno e externo.

Educação

No segmento da educação, a Bibi distribui gratuitamente a Cartilha Financeira aos colaboradores e aos alunos da rede municipal de ensino da comunidade, trazendo noções de educação financeira. Além de destacar a importância do planejamento e da disciplina financeira, a publicação foca na racionalização de gastos, apresentando tabelas para cálculos de orçamentos e sugestões de listas de compras.

O programa

Lançado em 2013, o Programa Origem Sustentável conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para sua expansão em todo o território nacional. Nasceu da parceria da Assintecal junto com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mais informações no www.origemsustentavel.org.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.