Inspire-se MAIS!

01.03.2017 - Nelson Batista Zimmer / Jornal Exclusivo

Novidades por todos os lados para abastecer a indústria nacional de moda com componentes de qualidade e conectados com tendências que fazem sucesso entre consumidores de todo o planeta. A 15ª edição do Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes, que ocorreu em São Paulo, em janeiro deste ano, é isso: uma fonte inesgotável de possibilidades, combustível para as mentes criativas que desenvolvem calçados, bolsas, acessórios e muitos outros itens de moda para todos os públicos.

Em parceria com centenas de empresas em todo o Brasil, a equipe da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), liderada por Walter Rodrigues, apresenta ao mercado criações que demonstram uma profunda conexão com tecnologia e conceitos trabalhados exaustivamente entre os participantes da mostra. O foco deste mais recente salão foi apresentar à indústria componentes conectados ao verão 2018.

10%

Essa faixa é mais exclusiva, de lançamentos e tendências que estão surgindo no mundo da moda. Na verdade, são quase experimentações daquilo de deve vingar com força e, posteriormente, atingir outras faixas da pirâmide – até mesmo em outros formatos.

Tramas e misturas inusitadas estão entre as propostas de conceitos de moda avançados para um público exigente e diferenciado. Aplicações gerando efeito 3D em couros e outros materiais estão em evidência, assim como relevos. Misturas de cores revelam estampas nada comuns, que envolvem ilusões de ótica perfeitas.

30%

Um pouco mais popular, os 30% das criações andam entre consumidores ainda exclusivos, porém, já aptos a experimentar e vivenciar de forma mais comum produtos diferenciados. Esses materiais estarão nas listas de desejos, inclusive, de formadores de opinião.

A presença de ícones pop como games, por exemplo, é fundamental para atestar essa relação entre moda e mercado, que se baseia, em muito, na multiplicação das formas e na popularização delas. Metais e solados expressivos aparecem para valorizar criações. Cores e texturas são o ponto alto nos solados.

60%

A faixa mais popularizada de materiais entre os consumidores afirma-se na escolha de cores e texturas, que oscilam entre a discrição e o apelo visual. Patches, que tanto sucesso têm feito nas últimas coleções, estampas, pelos e reflexos estarão nas listas de desejos. Os solados, neste grupo específico, comunicam muito mais, levando empatia às coleções.

ENTENDA A PIRÂMIDE

O projeto desenvolve produtos ligados diretamente à pirâmide de desenvolvimento proposta pelo Inspira. É dividida em 10%, 30% e, por fim, 60%. Nessa ordem de proporcionalidade, estão produtos de ponta, mais conceituais; os intermediários, que começam a despontar no mercado, e, por último, os artigos que já são populares entre os consumidores.

De olho nos lançamentos, confira nossa seleção de materiais, que deve rodar empresas de todo o Brasil na próxima estação quente e que, certamente, deixará as vitrines incríveis. Boa oportunidade de exercitar o olhar para o futuro e já pensar no que vem por aí.

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