Vai dar certo!

01.03.2017

Estamos começando um novo ano, cheio de expectativas e esperanças. 2016 foi difícil, complicado e o mercado oscilou muito. O câmbio foi às alturas e despencou, complicando a vida das empresas exportadoras de calçados e das importadoras de insumos. O varejo nacional, diante de tantas incertezas na economia e na política, pisou no freio. Toda a cadeia sentiu os efeitos desta instabilidade e tomou medidas às vezes radicais de corte de gastos, de racionalização de produto e processo, de enxugamento do grupo de trabalhadores, abortando projetos maravilhosos para retomar em um momento mais propício.

Não é mais possível um país como o Brasil sofrer e passar tanta dificuldade por causa da incompetência da classe política que, ao longo dos anos, como agora ficou provado, preocupou-se quase tão somente com as estratégias de enriquecimento ilícito e manutenção do poder. Urge mudar esta cultura para que tenhamos políticos verdadeiramente gestores à frente das nossas prefeituras, governos estaduais e federal. Ao longo de décadas a alta tributação serviu muito mais para sustentar os desvios de verba pública do que proporcionar educação, saúde e segurança, que são as bases de uma sociedade madura, para que ela construa um país moderno, eficiente e desenvolvido.

Reinvenção

Enquanto isto não acontece, lutemos com as armas que possuímos: nosso trabalho, conhecimento e experiência. Devemos estar atentos às oportunidades, sermos muito criativos, desacomodados e ter visão de futuro. Muitas empresas estão conseguindo superar a crise econômica através de ações internas e externas que as tornaram mais competitivas. Temos que nos aproximar ainda mais dos mercados para entender o que eles demandam. Temos que estar conectados com as tendências de consumo para sair na frente e criar produtos que se transformem em desejo das pessoas.

Caminho certeiro

Nossas empresas devem estar muito organizadas para não dispender energia em vão. Eliminar retrabalho, não perder tempo com atividades que não agregam valor, buscar sempre o máximo de produtividade e não submergir nos problemas rotineiros, mas abrir a mente para o que outras empresas bem sucedidas estão fazendo, para o que os fornecedores estão ofertando de inovador, para o que o mercado está apontando. Ser um bom gestor não é só administrar problemas, mas antevê-los e evitá-los, escolhendo caminhos que levem a estratégias bem sucedidas. É época de firmar parcerias, de modernizar os controles internos, de automatizar os processos, buscar novos mercados e agredir mais os atuais, qualificar os profissionais da empresa e qualificar-se.

Teremos um ano ainda difícil pela frente, mas o futuro começa a sorrir e acredito em anos muito melhores a partir de 2018. O Brasil começa a se recuperar, a economia mundial está ascendendo e a China finalmente passou a sofrer as mesmas dificuldades que os outros países. Ou seja, é um mundo de oportunidades que começa a se abrir. Só falta não nos prepararmos para este novo momento. Vamos acreditar e tocar o nosso negócio com otimismo e muito profissionalismo. Vai dar certo!.

Luis Coelho

Luís Coelho é consultor internacional de empresas formado em Tecnologia de Produção de Calçados e pós graduado em Educação pela Feevale, com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. É diretor da Coelho Consultoria Empresarial Ltda.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.