Novo prefeito de Franca promete dedicação especial ao polo calçadista

09.02.2017
E m sua primeira manifestação pública após a eleição, o novo prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), deixou transparecer a preocupação com a retomada do crescimento econômico no município, dedicando atenção especial ao polo calçadista e a toda cadeia produtiva nele concentrada.
Diante do atual clima de incertezas ainda vigente no cerne da principal atividade produtiva da cidade, antecipou sua intenção de coordenar um conjunto de ações com o propósito de encontrar saídas viáveis para o setor, numa reação pautada pela objetividade e pelo esforço conjugado de segmentos da sociedade capazes de lutar pela recuperação plena do parque industrial francano.
Antes de avançar em considerações sobre o seu compromisso com a revitalização do núcleo calçadista, Gilson de Souza ressaltou que o sucesso dessa empreitada é de fundamental importância na implementação do projeto de crescimento econômico idealizado para Franca, num modelo que prevê novas alternativas de geração de riquezas, com base em fatores produtivos disponíveis na região ainda não racionalmente explorados.
Reconhecimento
“Temos plena consciência das dificuldades que iremos encontrar para fazer com que Franca volte a ser a capital do calçado masculino do País, porém, redobraremos esforços para vencer esse desafio. Porque reconhecemos a grande importância do setor para a vida econômica e social da cidade, seja como gerador de riquezas e de ocupação de mão de obra, seja ainda como inestimável fonte de receita para o município, decorrente da participação do ICMS”, detalhou o novo prefeito.
Sintonia
Essa sua posição, de fato, faz sentido, pois ele demonstra estar atualizado com a moderna dinâmica administrativa, segundo a qual o desenvolvimento, em seus pontos cruciais, deve mesmo ser objeto da indução por parte do poder público, no caso o executivo municipal, em sintonia com o Poder Legislativo, com a iniciativa privada, com expertises do ramo, de maneira a sensibilizar – o que é muito importante – as áreas correspondentes dos governos federal e estadual, e até mesmo especialistas em atividade nas universidades locais.
Embora ainda no campo das proposições, o novo prefeito já abre questão também para o acesso à inovação tecnológica e consequente elevação do nível de produtividade, além de ressaltar a necessidade de atração de novos investimentos. Faz menção, ademais, a uma dinâmica adequada no processo de comercialização do produto, tanto para respaldar a reconquista expressiva do mercado externo, como para enfrentar vitoriosamente a forte concorrência interna.
Experiência
“Temos de recorrer, enfim, à experiência adquirida ao longo de muitos anos, nos processos de produção e comercialização do produto; temos de bem utilizar a estrutura da cadeia produtiva aqui formada e a nossa vantagem no potencial logístico; temos de aproveitar a qualificação da mão de obra aqui disponível e fazer por onde revigorar a criatividade, prevalecer o decantado espírito empreendedor do calçadista francano. Assim agindo, não estamos dando asas à fantasia, às ilusões. É essa a realidade que se descortina diante de nós. Sim, nós podemos, basta seguir o caminho certo. Tanto mais que outros polos auspiciosos estão surgindo e se transformando em admirável realidade, construída com esforço, inteligência e determinação”, concluiu o prefeito Gilson de Souza.

Luís Carlos Facury

Luís Carlos Facury é economista e professor universitário (Economia Internacional), jornalista e calçadista.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.