A novidade é o que faz o consumo

09.12.2016
Projeto audacioso e que deu muito certo, as feiras de calçados em Gramado/RS fazem sentir a movimentação toda, muitas semanas antes do evento.
Materiais novos sendo lançados, coleções sendo feitas, estandes saindo da prancheta, restaurantes e hotéis se preparando para receber os hóspedes. Marcação de reuniões com pré-agendamento para clientes VIPs, estrangeiros ou não.
Mas a pergunta que não quer calar: Como vamos compor os preços nessa feira? Com que dólar? O do Obama ou do Trump? Vamos acreditar que o “Lourão” vai ficar comedido e, com isso, as economias ficarão calmas, o dólar vai cair, ou vamos acreditar que as promessas malucas de campanha vão ser colocadas em prática, provocando instabilidade e a elevação do dólar?
Se a segunda opção acontecer, parece ser bom, num curtíssimo espaço de tempo, porque depois tudo se desarranja, ninguém mais terá certeza de nada, e a recessão mundial vai ficar ainda pior.
Podemos ser donos da prancha, saber surfar, mas não sabemos em que águas vamos praticar o esporte. Pode ser num mar ameno, num mar agitado, num tsunami. E se for num rio, ou numa lagoa parada? Não tem esporte. Nessa incerteza, a única convicção que se pode ter é de que não podemos planejar a médio e longo prazo. É tudo no curto prazo.
E a nossa falta de uma política industrial voltada para exportação se faz sentir ainda mais. Estamos sós. Todos agarrados na esperança de sermos inteligentes e ágeis o suficiente para mudar o rumo a qualquer momento. E é esta a grande capacidade do brasileiro, que não o faz sucumbir. Capacidade esta que não consigo ver, de maneira tão clara, em outras culturas.
Pessoalmente, estou ansiosa para conferir as novas coleções, porque a moda em constante renovação nos faz sentir sempre trabalhando em algo novo, renascendo a cada semestre. E é a novidade que faz o consumo. Poucos são os que precisam realmente de calçados. Precisam é ter a novidade!
Boa feira a todos!

Edela Land

Edela Land é profissional da área de comércio internacional, executiva da empresa alemã Landed Services (www.landed-services.com).
Contatos: edela@landed-services.de

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.