Calçado deve assegurar desenvolvimento e bem-estar

29.09.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Fabricantes de calçados infantis fazem grandes investimentos anuais em pesquisas de tendências, materiais e testes para o desenvolvimento de produtos adequados à estrutura física e às atividades que as crianças realizam diariamente, como caminhar, correr e pular. Os modelos, de um modo geral, são projetados levando-se em consideração a estrutura óssea e a cartilagem dos pés infantis, que se desenvolvem até por volta dos 14 anos de idade.
O má formação destas partes pode originar problemas de saúde a curto ou a longo prazo. Por isso, os pais devem ter atenção especial na hora de comprar calçados para os filhos já a partir dois oito meses, quando a maioria das crianças começa a se equilibrar e caminhar.
Mais do que valorizar o fator estético, que também é importante, eles devem assegurar-se de que os modelos escolhidos tenham solado antiderrapante, área de apoio rígida, tamanho certo, disponham preferencialmente de sistemas de absorção de impacto e materiais (cabedal e palmilha) que permitam a transpiração/eliminação do suor natural do pé. Orientação neste sentido também deve ser dada pelos atendentes de lojas aos clientes, que, por vezes, desconhecem estas exigências.
“O calçado infantil precisa permitir o desenvolvimento correto dos pezinhos e auxiliar no aprendizado do caminhar e, se houver falhas nesses processos, podem surgir danos irreversíveis”, afirma o Dr. Aluísio Ávila, especialista em biomecânica, do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Afins (IBTeC), de Novo Hamburgo/RS. Estruturado com equipamentos de última geração, o laboratório de biomecânica da entidade realiza pesquisas voltadas à produção de calçados e componentes com atributos como conforto, performance, saúde e segurança para os pés dos consumidores. A unidade assessora diversas marcas infantis no desenvolvimentos de produtos para obtenção da certificação que atesta sua amigabilidade com pés.
Conforme Ávila, um calçado inadequado pode ocasionar problemas de coluna, lesões nas articulações, bolhas e dores nos pés. Por isso, é importante que os pais estejam atentos. Alguns optam por comprar um número de calçado maior, o que é errado. O calçado ideal não deve ser pequeno nem grande demais: ele precisa ajustar-se e permitir a transpiração natural dos pés. “O ideal é que o calçado seja usado por, no máximo, seis meses, porque o pé cresce, em média, 12 mm por ano”, explica o especialista.
Prontos para as atividades físicas
Diariamente, as crianças realizam diversas atividades, e o calçado precisa garantir a estabilidade e o conforto dos pés. Os tênis são os modelos mais adequados a essas atividades, sobretudo quando contêm amortecedores que suavizam o impacto dos pés com o chão. Sandálias, sapatênis e sapatos, por sua vez, são mais indicados para ocasiões específicas, mas também precisam garantir o conforto e a estabilidade da locomoção da criança.
Outro fator importante ao escolher o calçado para os pequenos é a qualidade. Cada pé tem um tipo diferente de pisada, e até os sete anos é a fase em que define-se a forma de andar, processo este que o calçado deve beneficiar, jamais prejudicar. Por isso, entre os diferentes tipos de calçados infantis, os mais indicados são os com formato anatômico, que se adaptam e permitem o desenvolvimento saudável dos pezinhos, materiais transpirantes e solados antiderrapantes.
Os especialistas não recomendam saltos acima de dois centímetros e, mesmo assim, o uso deve ser moderado. O salto alto interfere no equilíbrio do corpo, pois todo o peso fica concentrado numa área de apoio menor, o que reduz a estabilidade.
O artigo ideal é/tem:
1. Leve;
2. Sola antiderrapante;
3. Flexível na área da cabeça dos metatarsos;
4. Bom calce;
5. Salto com sistema antipronação;
6. Materiais com boa capacidade de absorção/dessorção de umidade;
7. Materiais que entram em contato com a pele devem ser amigáveis;
8. Materiais da gáspea com propriedades de limpar-se;
9. Praticidade de calce. Por isso, velcro e elástico são muito utilizados;
10. Tamanho adequado. Extremidade frontal com suplemento de 4 a 8 mm e liberdade dos dedos, que são importantes para o desenvolvimento sadio dos pés.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.