E-commerce registra inflação de 6,01% em agosto

27.09.2016 - Redação Jornal Exclusivo
O Índice Fipe/Buscapé registrou aumento de 6,01% nos preços do comércio eletrônico em agosto de 2016 em relação a agosto de 2015. Após uma escalada da inflação anual no comércio eletrônico ao longo de 2015, que chegou a quase 11% no início de 2016, os preços começam a crescer menos e já se encontram no patamar de cerca de 6% no mês oito, perto do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, de 6,5%.
Esse comportamento de preços é explicado devido à diferença na cesta de produtos vendidos na Internet e fora dela, com pesos diferentes dos índices genéricos existentes e pelo Índice FIPE/Buscapé monitorar exclusivamente o e-commerce.
“A redução no ritmo da inflação no e-commerce também pode ser explicada pelo dinamismo e alta competitividade do setor, obrigando as empresas a negociar e oferecer melhores ofertas ao consumidor” diz o CEO do Buscapé Company, Sandoval Martins.
No período anual de agosto de 2015 a agosto de 2016, dos dez grupos pesquisados pelo Índice FIPE/Buscapé, nove apresentaram aumento de preço e apenas um apresentou queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -1,17%, em Telefonia, a um aumento de 9,08% em Eletrodomésticos. O generalizado aumento de preços no período anual foi bastante influenciado pela elevação do câmbio, que tem impacto direto sobre os preços de produtos de natureza eletrônica, que têm forte presença no comércio eletrônico.
“A partir de setembro, mês em que diversas lojas do varejo on-line comemoram seus aniversários com promoções e descontos de até 60%, somando ainda o Dia da Criança em outubro e os preparativos para a chegada do período de Natal, podemos ter uma redução ainda maior no ritmo de inflação, apontando para o centro da meta do governo”, prevê Sandoval.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.