Mais da metade dos consumidores cumprem promessa de pagar contas em dia

24.08.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Pesquisa inédita realizada pela Serasa com 8.135 consumidores nas agências de todo o País revelou que das 89,0% das pessoas que estabeleceram como meta priorizar o pagamento das contas em dia em 2016, 61,9% afirmaram terem cumprido o objetivo no primeiro semestre do ano. Apesar disso, 70,1% encontraram dificuldades para honrar os compromissos financeiros sem atraso e manter o orçamento no azul.
Para a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, mesmo diante do atual cenário econômico, as pessoas estão buscando alternativas para pagar as contas e ficar com o nome limpo. “O consumidor tem demonstrado interesse em zelar pelo o seu nome e, mesmo encontrando dificuldades financeiras, acaba indo atrás de linhas de crédito, sacando dinheiro da poupança e até mesmo tentando aumentar a fonte de renda para não atrasar as dívidas”, diz.
A pesquisa realizada entre os dias 27 de junho e 5 de julho de 2016 mostra ainda que 38,1% das pessoas não conseguiram alcançar o propósito estipulado para o ano de 2016. Para 41,6% deste grupo, o desemprego foi o grande vilão e motivou os atrasos. Para efeito comparativo, em dezembro do ano passado, outra pesquisa da Serasa apontou a falta de colocação profissional como responsável pela não pontualidade em 26% dos casos. A diminuição da renda pessoal/familiar (22,3% do total), seguida pelo descontrole financeiro (14,7%) e inflação (11,2%) foram as outras justificativas mais citadas pelos consumidores na pesquisa realizada este ano.
“Quem sofre com a falta de emprego no país precisa ter em mente que se trata de uma fase complicada e cheia de restrições, mas que pode ser atravessada desde que haja organização e disciplina financeira”, destaca a diretora.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.