Empresas brasileiras participam da feira IFLS + EICI na Colômbia

27.07.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Evento ocorre em Bogotá, de 2 a 4 de agosto O setor de componentes de moda participa com 31 empresas da mais importante feira calçadista da Colômbia: IFLS + EICI: 34ª International Footwear and Leather Show e a 16ª Exhibición Internacional del Cuero e Insumos, Maquinaria y Tecnología. A participação faz parte do programa Footwear Components by Brasil – ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Estas duas exposições juntas formam o maior evento da Colômbia voltado ao setor calçadista, recebendo visitantes de diversos países da América Latina. A estimativa da organização é receber 11 mil compradores para seus 570 expositores nacionais e internacionais. A expectativa do Brasil é ampliar o destaque junto ao mercado latino-americano e as relações com o mercado da Colômbia. Na edição do ano passado (julho 2015), as empresas participantes (20) concretizaram US$ 785 mil entre negócios imediatos e nos 12 meses seguintes (pós-feira).
Em alta dentro do mercado latino com diferencial em design, tecnologia, sustentabilidade e originalidade nos produtos, as empresas brasileiras chegam à Colômbia após participarem no Brasil do Inspiramais – Salão de Design de materiais para moda da América Latina, o que atrai muitos compradores para conhecer os lançamentos do mercado dentro da originalidade Made in Brasil.
“O perfil do visitante de ambas as feiras é composto por empresários, compradores e profissionais independentes dedicados à fabricação de calçados, acessórios e todo o tipo de produtos de moda, além de comerciantes e distribuidores de componentes para a indústria calçadista. O Inspiramais tornou-se um estopim para o mercado latino-americano por ser o único Salão de Design de materiais. Nem todos os compradores estiveram no Brasil para acompanhar os mais de 600 lançamentos. É natural que essas empresas brasileiras cheguem com certo prestígio e aguçando a curiosidade do mercado colombiano, que recebem muito bem os produtos das empresas do Brasil”, lembra Milton Killing, presidente da Assintecal.
Mercado para expandir
Os números também são atrativos. A Colômbia é a terceira maior economia da América do Sul e a quarta maior da América Latina. Em 2015, destacou-se em primeiro lugar no indicador de facilidade de fazer negócios, considerando os países da América Latina. No setor calçadista é o 4º maior produtor de calçados da região, com taxa acumulada de crescimento de aproximadamente 36%, no período de 2008 até 2014, passando de 66 milhões de pares produzidos, em 2008, para 90 milhões, em 2014.
Mesmo com todos esses dados, o país ainda é o 11º destino das exportações do setor de componentes brasileiro, importando US$ 27 milhões no último ano. “O Brasil tem um mercado inteiro para expandir ainda. Se colocarmos a situação de destaque do setor de componentes para moda nacional dentro da América Latina, as empresas podem cada vez mais ampliar seus mercados na Colômbia”, completa Killing. Os calçados brasileiros em exposição na IFLS estarão localizados no Gran Salón Corferias, enquanto os componentes da EICI estarão todos expostos no Pavilhão 3.
Empresas participantes nesta edição de agosto/2016
Cipatex, KS Solados, Pamijet, Planeta Pé, R&S Fachetes, Quimicolla, Twiltex, Amazonas, Linhanyl, JR Soluções, Atta, Fiveltec, Solart, Stamptron, Vitrine, BHZ Design de Moda, Luney, Duci, Stilus Textil, CBM Moldes, Intexco, PVC Sul, LT Química, Entretex, Orisol, Alko, SMS Metais, Innovativ, Compor, Tacosola, Altero.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.