49% das empresas têm vagas, mas não encontram profissionais qualificados

22.07.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Foto: Fotolia.com Pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta contrassenso entre desemprego e oportunidades de trabalho
Pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta contrassenso entre desemprego e oportunidades de trabalho
Estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) revela a falta de profissionais qualificados em diversos setores e áreas de atuação; quase 49% dessas empresas relatam possuir vagas que não são preenchidas por não encontrarem trabalhadores aptos às funções disponíveis.
A pesquisa aponta que mais da metade das empresas ouvidas (53%) acreditam que o País possui média oferta de mão de obra e 51,2% afirmaram enfrentar problemas para encontrar profissionais qualificados em sua região geográfica, o que dificulta e, muitas vezes, encarece o processo. Mais de 47% afirmam estarem enfrentando dificuldades, das mais distintas razões, para contratar.
As duas causas mais graves para a não contratação foram a falta de capacitação adequada e expectativas de salários desalinhadas. "Na maioria das vezes os candidatos, especialmente entre 18 e 39 anos de idade, enquadram-se nos dois casos, o que dificulta imensamente a efetivação das vagas", afirma o professor da FDC Paulo Resende.
Importação de mão de obra
Sobre a importação de mão de obra, os Estados Unidos figuram como o país de origem de profissionais estrangeiros mais cobiçados pelas empresas brasileiras, com citação de 16% do total, seguidos pelos argentinos (14%) e Portugal, Alemanha e Chile com 9% das citações cada país por parte das empresas. "Os argentinos optam pelo Brasil, pois recebem ótimas ofertas financeiras para essa transição", afirma Resende. "Já os americanos são beneficiados pelas relações comerciais já estabelecidas por seus países com o Brasil, inclusive grandes companhias que já contam com subsidiárias em nosso país", complementa o professor.
Seleção
Outro fato relevante da pesquisa refere-se ao nível de qualificação. Das empresas que se deparam com problemas de contratação, 40% tem mais dificuldades para encontrar candidatos de nível técnico, especialmente no setor industrial de bens de consumo duráveis e de alta complexidade, como o de tecnologia da informação (TI), por exemplo. Na sequência estão os profissionais com nível superior (36%) e, por fim, o nível operacional (24%).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.