Itapuã, uma rede com 60 anos e espírito sempre jovem

19.07.2016 - Mauro Moraes e Milton Grabin/Especial
Foto: Divulgação Roberto Cerutti iniciou na Itapuã em 1993 e desde 2013 comanda a Unidade Varejo
Roberto Cerutti iniciou na Itapuã em 1993 e desde 2013 comanda a Unidade Varejo
Uma grande festa, em maio, comemorou os 60 anos do Grupo Itapuã, com sede em Cachoeiro do Itapemirim/ES. Na ocasião, funcionários, diretores, controladores e convidados celebraram o passado e o presente de uma organização pujante, com atuação na indústria e no varejo, presença em mais de 65 países e 2 mil colaboradores, cujo começo foi em 1956, com uma pequena sapataria fundada por Severino Matias de Souza.
Seis décadas após sua fundação, a Unidade Indústria é mundialmente conhecida pela qualidade das sandálias masculinas que produz, juntamente com linhas destinadas aos públicos feminino e infantil. Já a Unidade Varejo é uma das cinco maiores redes de lojas de calçados do Brasil. Emprega 1,7 mil colaboradores, opera 130 lojas – em 48 cidades do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro – e atende a uma média de 15 mil consumidores diariamente.
A unidade voltada ao consumidor é comandada por Roberto Carlos Cerutti, que ingressou na Itapuã em 1993 como trainee de gerente de loja. Em 1995, passou a comprador, depois tornou-se gerente de compras, mais tarde foi promovido a diretor de compras, em seguida a diretor-geral e, em 2013, assumiu a superintendência do varejo.
Com uma boa dose de carisma, o capixaba de Ibiraçu construiu laços fortes em todas as áreas da empresa e faz da simpatia sua marca registrada na liderança da operação de varejo da Itapuã, responsável por cerca de 80% do faturamento do grupo. Aos 48 anos, casado com Jaqueline e pai de Enzo e Giovanna, Cerutti é formado em Administração e Marketing e possui especialização em varejo pela Coppead, do Rio de Janeiro. Prata da casa e seguidor dos valores deixados por ‘Seu Severino’, ele tem o desafio diário de perpetuar uma organização habituada a crescimento e conquistas. O sucesso na condução da unidade o fez ser escolhido por leitores do jornal Exclusivo o Destaque Lojista do Ano 2016.
Reconhecimento
A Itapuã é uma das marcas mais conhecidas no varejo de calçados nos mercados em que atua. É líder de recall há 15 anos no Espírito Santo e vem crescendo em prestígio também em outras regiões de grande importância, como a Grande Belo Horizonte, onde concentra quase 40 das 58 lojas que opera no Estado de Minas Gerais.
“Temos que ser consistentes com a nossa promessa estratégica, que é ‘moda e vantagem ao consumidor’. Com essa diretriz, buscamos, todos os dias, oferecer o melhor atendimento e o mais completo mix de produtos”, revela.
Para a Itapuã, a localização das lojas é uma questão estratégica. 46 unidades estão instaladas em shopping centers e as demais, em ruas. “A empresa considera importante estar próxima de todos os clientes: nos principais bairros, nos centros comerciais e também nos shopping centers”, afirma o superintendente.
Tal posicionamento vai ao encontro da essência da rede, pensada para atender a todas as classes sociais, com produtos charmosos a preços competitivos. Na definição de Cerutti, o principal cliente da rede é a família, com predominância das classes B e C. Cerca de 75% do público que frequenta as lojas é feminino, e a faixa etária predominante tem entre 25 e 40 anos.
“Como nosso público é formado em grande parte por mulheres, os calçados e acessórios femininos são os mais procurados. Mas nossas lojas oferecem também uma ampla linha de artigos de viagem e itens esportivos. Estes últimos são os que têm apresentado o maior crescimento e diversificação. Hoje, nosso cliente encontra, além de tênis das melhores marcas, meias, bolas, chuteiras, camisas de times de futebol, roupas esportivas e itens para a prática das mais variadas atividades esportivas”, elenca Cerutti. 
Foto: Divulgação Empresa possui 130 lojas e atende diariamente a 15 mil clientes
Empresa possui 130 lojas e atende diariamente a 15 mil clientes
Toda esta gama de produtos é selecionada por uma equipe de compradores dedicados integralmente à busca das novidades do mercado. Dos fornecedores, 90% são parceiros regulares, com critérios de negociação bem definidos e, em alguns casos, com produtos exclusivos para a rede. O gestor garante: “A Itapuã disponibiliza um grande mix de produtos das melhores marcas e produtos exclusivos, dentro das tendências da moda e com a máxima qualidade.”
Para que toda a excelência em artigos seja transmitida da melhor maneira ao consumidor, a companhia conta com um pacote exclusivo de treinamento desenvolvido por uma empresa especializada para a equipe de suas lojas. Os diretores também passam regularmente por atividades de treinamento e desenvolvimento contratadas junto às mais conceituadas empresas do setor.
Programa de vantagens beneficia desde 1990
A Itapuã mantém, desde a década de 1990, um programa de vantagens que premia os clientes fiéis. Hoje, este programa está atrelado ao Cartão de Crédito Itapuã, que também consiste num serviço importante para manter a regularidade das compras dos clientes. No ponto de vista da corporação, proporcionar crédito ao cliente é uma forma de ajudá-lo a organizar seus pagamentos e viabilizar a aquisição de um número maior de itens.
Conforme Cerutti, o trabalho mais importante no sentido de conquistar e manter clientes é a atenção à qualidade do atendimento. “Esse é, com toda a certeza, o maior dos desafios. Afinal, são mais de mil vendedores em campo para treinar e orientar. E todo dia tem gente nova chegando. A Itapuã tem total consciência que nenhum programa de fidelização vai funcionar se o cliente não se sentir bem atendido. Por isso, a qualidade do atendimento sempre foi sua prioridade. A satisfação do cliente é a maior fonte de investimento da empresa e o indicador mais importante que monitoramos.”

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