Água: valor para a vida e para os negócios

23.06.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Foto: Divulgação Mesmo onde existe em abundância, a água pode se tornar escassa para os seus múltiplos usos
Mesmo onde existe em abundância, a água pode se tornar escassa para os seus múltiplos usos
A água é um recurso natural com grande valor “econômico, social e ambiental”. É essencial para a vida e para a economia. No entanto, ainda é pouca a percepção de seu valor.
O volume de água no planeta é estável, mas a sua disponibilidade varia bastante, de acordo com a região. Sabe-se que 97,5% de toda água na Terra é salgada, e está nos mares e oceanos; apenas 2,5% é doce. Desta parcela, 1,72% está congelada nos polos Sul e Norte e geleiras no alto de montanhas e 0,75% são águas subterrâneas. Faz parte da constituição das plantas e animais, 0,02%, restando apenas 0,01% de toda água do planeta disponível em rios, lagos e represas.
Mesmo onde existe em abundância, a água pode se tornar escassa para os seus múltiplos usos, em virtude da poluição, da degradação ambiental e das mudanças climáticas, provocadas pelas atividades humanas.
Os múltiplos usos da água
Entre os usos múltiplos da água destacam-se os de geração de energia, produção agropecuária e industrial, consumo doméstico etc. O uso intensivo exigido pela humanidade, atualmente, provoca impactos que excedem a capacidade dos mecanismos naturais de purificar a água. Está claro para os especialistas que atualmente a utilização da água requer um planejamento avançado, para garantir a sua disponibilidade permanente, o que quer dizer implantar o seu “uso sustentável”.
Existem diversos documentos e declarações globais em defesa das águas. Em 1996, foi criado o World Water Council (Conselho Mundial da Água, em tradução livre), que debate anualmente a questão no Fórum Mundial da Água, com participação dos principais países do mundo. Entre nós, a utilização da água é regulamentada pela Lei 9433, de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, criando a estrutura necessária para uma gestão integrada das águas.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.