Franquias de calçados entre as que mais cresceram

15.02.2016 - Redação Jornal Exclusivo

O franchising brasileiro registrou alta de 8,3% no ano passado, atingindo R$ 139,593 bilhões, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O setor de Acessórios Pessoais e Calçados apresentou a maior variação de receita, crescendo 12% na comparação com 2014. O segmento foi beneficiado, entre outros fatores, pelo profissionalismo na entrega de produtos e serviços, variação cambial e ticket médio baseado no tripé qualidade, design e preço. Marcas como Óticas Carol, Óticas Diniz, Chilli Beans, Carmen Steffens e Havaianas são exemplos dessa expansão.



“O setor de calçados é consolidado, pois já enfrentou várias movimentações econômicas nacionais e mundiais. É uma indústria organizada e que fez a lição de casa’’, elogia Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF. O destaque também se deve, acrescenta o dirigente, ao bom posicionamento dos produtos brasileiros no exterior, mundialmente reconhecidos por sua qualidade e design. Entre as franquias que estão em um bom momento, Tieghi cita os calçados de conforto e os masculinos. “O comportamento masculino em relação à moda está passando por uma revolução e tem encontrado uma grande diversificação”, constata, lembrando que os homens estão mais ousados e à procura de novidades.   





Mais unidades

O movimento de abertura e fechamento de pontos de venda ao longo do ano resultou em um saldo de 12.702 novas unidades franqueadas. Nesta análise, mais uma vez, o setor de Acessórios Pessoais e Calçados lidera, com 10.080 unidades, crescimento de 22% em relação a 2014. Os dados indicam ainda que existem no País mais de 3 mil marcas em operação, aumento de 4,5% no número de redes em relação a 2014. Dessas, 95% são de origem nacional. 



Momento do Made in Brazil positivo no mercado externo

O estudo da ABF indica que 28 marcas iniciaram atividade fora do Brasil no ano passado, totalizando 134 redes brasileiras com operações no exterior. A intensificação da participação das redes brasileiras em missões comerciais, feiras e rodadas de negócios internacionais têm contribuído para que cada vez mais marcas Made in Brazil operem ao redor do mundo. “O recrudescimento da economia brasileira, a desvalorização do real e a recuperação de mercados como dos Estados Unidos intensificaram o movimento de internacionalização de franquias brasileiras. Nesse sentido, as missões internacionais e o esforço de promoção das redes de forma conjunta entre a ABF e a Apex-Brasil estão ajudando a pavimentar este caminho, que ainda tem muito a ser percorrido”, afirma Tieghi. Alguns exemplos de marcas que abriram seus horizontes internacionais são Bibi, Clube Melissa, Lilica & Tigor, Liz e Mundo Verde. 



O mercado mais procurado continua a ser os Estados Unidos, com 37 marcas, seguido de Paraguai (25), Portugal (21), Argentina (16) e México (13). Alimentação (18%), Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (17%), Acessórios Pessoais e Calçados (15%), Educação e Treinamento (12%) e Negócios, Serviços e Outros Varejos (11%) são os mais internacionalizados.



VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.