Lego investe para proteger a natureza

23.11.2015 - Redação Jornal Exclusivo

A Lego vai investir 1 bilhão de coroas dinamarquesas (algo em torno de 145 milhões de dólares) para produzir seus blocos de montar com plástico de base biológica. A ideia é reduzir a emissão de carbono na atmosfera. O dinheiro será aplicado no Centro de Materiais Sustentáveis Lego, um laboratório de inovação que deve empregar mais de cem cientistas entre 2015 e 2016. Ele ficará junto à sede da companhia, em Billund, na Dinamarca. “Esse é o maior passo do Lego Group no nosso plano de alcançar a ambição de ter materiais sustentáveis até 2030”, disse o presidente da empresa, Jørgen Vig Knudstorp.



A fabricante de brinquedos já reduziu o tamanho de suas embalagens e investiu em um parque eólico, com objetivo de causar um impacto positivo no planeta. “Agora estamos focando nos materiais”, completou o executivo. A própria Lego admite que a ambição é desafiadora e que não será conquistada sozinha, mas por meio de parcerias com outras companhias e especialistas. A empresa também garante que a aparência, qualidade e segurança dos blocos de montar não serão alteradas com a adição de substâncias biológicas em sua fabricação.



 



Responsabilidade ambiental



Em outubro de 2014, a Lego encerrou uma parceria de mais de 50 anos com a Shell por conta das perfurações que a petroleira tem feito no Ártico. Por contrato, brinquedos da empresa eram distribuídos em postos de combustíveis da companhia holandesa. O acordo terminou, principalmente, graças à pressão do Greenpeace.



O órgão de defesa do meio ambiente criou uma campanha pedindo o fim do acordo, endossada por um vídeo que comoveu o público. Nele, a região do Ártico, toda construída com blocos de montar, era tomada por um derramamento de óleo. A mensagem final era: “A Shell está poluindo a imaginação das crianças”.



Na época, a Lego divulgou nota informando que estava entristecida com o uso da sua imagem e que nunca deveria ter se tornado parte da briga entre a petroleira e o Greenpeace. A companhia também reforçou que estava determinada a deixar um impacto positivo na sociedade e no planeta.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.