Stefano Ferragamo e o passo a passo do luxo

26.06.2012 - Camila Veiga, de São Paulo / Jornal Exclusivo
O presidente da SF Consulting, Stefano Ferragamo, encerrou as atividades do Fórum de Moda & Marketing ministrando a palestra “Luxo e calçado: a busca da perfeição”. Durante sua explanação, o especialista italiano revelou alguns dos segredos da construção de uma marca calçadista voltada para o segmento de luxo. Ferragamo descreveu que uma coleção é fruto do equilíbrio perfeito entre a criação, o desenvolvimento e as vendas. “É necessário que as energias de todos os profissionais envolvidos se misturem”, disse ele. As características que devem ser levadas em conta na concepção de uma coleção luxuosa, de acordo com Ferragamo, são estilo, gosto, estação dominante, preferência e construção de materiais, clientela, custos, tempo de produção e máxima qualidade. A perfeição da medida de calce e a adaptação do sapato ao pé são os principais artifícios de vendas.

CRIAÇÃO - Ao tratar do processo de criação de calçados, o especialista afirmou que “O criador é muito sensível, assim como os artistas. Por isso, precisam de liberdade para criar e também o resguardo de um terreno fértil, que possibilite a realização de sua ideia”. Dentro do campo da criatividade, os desfiles da grandes semanas de moda são palco para a criação desse mundo fantástico, que, deve ser levado também para as lojas, para que o consumidor final visualize. “O produto final é o reflexo do estilista, da sua alma”, revelou.

FORNECEDOR - A relação do fabricante com fornecedores de componentes, principalmente de artigos de couro, foi um dos pontos altos da palestra de Ferragamo, que vê os fornecedores como parte da equipe de desenvolvimento da indústria de calçados de luxo. Na grife internacional Salvatore Ferragamo, que pertence ao especialista, por exemplo, os fornecedores são parceiros da empresa há três gerações. “Alianças e amizades são primordiais na relação com fornecedores. Essa é a base para um produto de luxo”, reforçou. De acordo com ele, nesse segmento tão exigente, não há espaço para defeitos ou erros: “No mercado de luxo, a perfeição não é uma opção, mas sim, uma necessidade”.

Ferragamo concluiu sua apresentação com um conselho aos fabricantes calçadistas brasileiros que buscam aprimorar o padrão de sua marca: “Melhorem seu relacionamento com fornecedores, pensem em longo prazo, saibam manter seus melhores produtos e também melhorá-los durante o tempo”.

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